top of page
Buscar

VÍDEOS SOBRE ABERTURAS E OUTROS TEMAS – Sugestão encontrada na internet

VIDEOS NO YOUTUBE




Playlists

Abertura Espanhola – Fundamentos ( 18 min. 42 seg.)

A Abertura Espanhola é uma das aberturas mais praticadas em toda a história do xadrez, sendo também conhecida por Ruy Lopez em homenagem ao sacerdote espanhol Ruy López de Segura, que fez o primeiro estudo exaustivo sobre a mesma em um livro de 150 páginas chamado Libro del Ajedrez, em 1561. Apesar de receber o seu nome a abertura não é de sua autoria, sendo referida por exemplo, no Manuscrito de Göttingen que foi escrito em torno de 1490.

Entretanto, a abertura não se tornou popular antes da metade do século XIX, quando o teórico russo Carl Jaenisch redescobriu o seu potencial. Esta abertura teve destaque no repertório de vários campeões do mundo, tais como Lasker, Alekhine, Capablanca, Fischer, Tal, Karpov e Kasparov. (Weberty Gonçalves)

Defesa Índia do Rei – Fundamentos (23 min. 33 seg.)

A defesa Índia do Rei é classificada como uma abertura semi-fechada, sendo a mesma empregada contra as aberturas do peão dama, em especial quando as brancas avançam 1. d4 e 2. c4, mas como veremos, existem diversas sequências de lances que podem caracterizar a defesa por meio de transposição. Até os meados da década de 1930 esta defesa era considerada duvidosa, mas após ser utilizada com relativo sucesso por Isaac Boleslavsky e David Bronstein, a mesma passou então a se popularizar …

Defesa Siciliana – Fundamentos (13 min.)

A Defesa Siciliana é provavelmente a abertura mais famosa de todos os tempos, juntamente com a Abertura Espanhola, que também conhecida como Ruy Lopez, mas com certeza a Defesa Siciliana é a mais popular, pois representa quase 25% de todas as partidas de xadrez. Esse percentual é bastante significativo considerando-se a enorme diversidade de aberturas a disposição de cada jogador. Quando se joga 1. e4, a probabilidade se deparar com uma Defesa Siciliana é de aproximadamente 50%.

Abertura Italiana – Fundamentos ( 6 min. e 30 seg.)

Giuoco Piano ou Abertura Italiana é uma das aberturas mais antigas e mais estudadas de todos os tempos. Aquele jogador que pretende se aperfeiçoar … Para me adicionar como amigo no Facebook, procure o usuário Asred Blue. Envie uma mensagem inbox com a palavra xadrez!

Defesa Francesa – Fundamentos ( 5 min.)

Uma das mais sólidas defesas frente a 1. e4, onde as negras freiam qualquer tentativa precipitada de ataque das brancas …

Defesa Petroff – Fundamentos ( 5 min. 54 seg.)

A Defesa Petroff já figurava nos livros de Lucena (1497), Damiano (1512), Ruy López (1561), Cózio (1766) e Ponziani ( 1769). Considera-se que a mesma constitui uma sólida defesa que resulta em numerosos empates. Em reconhecimento as primeiras investigações por parte dos mestres russos Petroff e Jaenisch, está abertura também é chamada de Defesa Russa em alguns países. Karpov, Anish Giri e Kramnik, são apenas alguns dos inúmeros jogadores de elite que a utilizam.

Defesa Escandinava – Fundamentos  ( 4 min. )

A defesa escandinava (também chamada abertura do centro invertida) não é tão popular quanto as outras defesas assimétricas por permitir às brancas ganharem um tempo após 1.e4 d5 2.exd5 Dxd5 3.Cc3. É normalmente utilizada para evitar a preparação do adversário .

Defesa Nimzo Índia – Fundamentos ( 8 min. 34 seg.)

Esta defesa é caracterizada após 1. d4 Cf6 2. c4 e6 3. Cc3 Bb4 sendo a mesma uma contribuição do Grande Mestre Aaron Nimzowitsch. Esta é uma defesa com características hipermodernistas, onde as pretas buscam o controle do centro a distância, permitindo as brancas ocuparem o mesmo com seus peões, que posteriormente se convertem em alvo de ataques do segundo jogador.

Defesa Benoni – Fundamentos ( 7 min. 30 seg.)

Em 1825, o judeu Aaron Reinganum, realizou uma monografia completa sobre a variante e decidiu chamar a mesma de “Ben Oni”, que em hebraico significa “Filho de meus esforços”. Esta defesa leva a um jogo ativo, onde as pretas buscam posições desequilibradas, ricas em possibilidades estratégicas e táticas. Por ser uma defesa ambiciosa, foi utilizada por jogadores como Tal, Fischer, Kasparov, Topalov, dentre outros ….

Gambito Benko ou Volga Fundamentos ( 9 min. 29 seg.)

O primeiro nome desta abertura foi Gambito Volga, nome que se deu pelo rio Volga, em um artigoo sobre 3…b5!? que B. Argunow escrveu em Kuibyshev (cidade chamada Samara desde 1991) para a segunda edição da revista Schachmaty in USSR (Xadrez na URSS) de 1946. Ao final da década de 1960, Paul Benko, um Grande Mestre húngaro residente nos EEUU, fez interessantes contribuições para a teoria da mesma, passando a ser conhecida por Gambito Benko, em especial nos países de língua inglesa …

Defesa Moderna – Fundamentos ( 4 min. 30 seg.)

A Defesa Moderna, que também é conhecida como Defesa Robatsch é uma defesa que pode ser empregada tanto contra 1. e4, como contra 1. d4. A mesma apresenta características hipermodernas, onde as pretas permitem que as brancas ocupem o centro com seus peões, objetivando terminarem o seu desenvolvimento e atacarem o centro branco, sem a ocupação direta do mesmo https://www.youtube.com/watch?v=EYZeFHCip1g

Defesa Caro kann – Fundamentos ( 3 min. 58 seg.)

A meados do século XIX, Horatio Caro e Marcus Kann introduziram está defesa na prática magistral, com escasso exito. Na década dos anos oitenta do mesmo século, Szymon Winawer a utilizou ocasionalmente; também foi utilizada por Salo Flohr e os campeões mundiais Botvinnik, Vasily Smyslov e Tigran Petrosian, dentre outros. Recentemente, Anatoly Karpov e Garry Kasparov, em colaboração com Alexander Nikitin, dedicaram um estudo teórico a cerca da mesma. Outros jogadores notáveis como Anand e Topalov a utilizam ocasionalmente …

Defesa Pirc – Fundamentos ( 5 min. 42 seg.)

A Defesa Pirc, ECO B07 a B09, foi idealizada no século XIX, porém a sua interpretação moderna somente se deu com a evolução da chamada Escola hipermoderna. A Defesa Pirc, cujo nome é uma homenagem ao grande mestre esloveno, Vasja Pirc, se caracteriza pelas jogadas iniciais 1. e4 d6 2. d4 Cf6 3. Cc3 g6 com algumas possibilidades de inversões de lances. Sem dúvidas está é uma linha de jogo agressiva, recomendada para aqueles jogadores que gostam de um jogo agudo e tático, pois desde o inicio as negras comprometem seu futuro roque curto com o avanço g6, para provocar um jogo dinâmico e de contra golpes no centro e na ala da dama …

Defesa Alekhine – Fundamentos ( 5 min. 35 seg.)

O lance 1. … Cf6 frente a 1. e4, se considera uma jogada audaz e de puro contra-ataque que parece romper com a simetria das idéias que prevaleceram por muito tempo na teoria de aberturas. Foi introduzida na prática magistral por Alekhine no ano de 1921, em Budapeste …

Gambito Budapeste – Fundamentos  ( 4 min. 50 seg.)

O Gambito Budapeste é uma interessante opção para as pretas frente a d4, principalmente em partidas blitz. Nos conta a história que o mesmo foi praticado pela primeira vez por Maroczy frente a Adler, em um torneio disputado na cidade de Budapeste, no ano de 1896, sendo esta então a origem de seu nome. Por outro lado, não existem registros desta partida e a mesma a princípio não mereceu análises de experts, com exceção de alguns de origem húngara. Foi somente durante o quadrangular do torneio de Berlim, 1918, disputado entre Rubinstein, Schlechter, Mieses e Vidmar, que esta defesa ganhou notoriedade.

Fundamentos de Abertura 01/10 (5 min.)

Vídeo inicial de nosso estudo a cerca dos fundamentos de abertura.

Fundamentos de Abertura 02/10 ( 16 min.)

Segundo vídeo de nosso estudo a cerca dos fundamentos de abertura, onde estaremos falando sobre o domínio do centro.

Fundamentos de Abertura 03/10 ( 16 min.)

Neste vídeo estaremos falando sobre o desenvolvimento de peças e veremos uma partida comentada.

Fundamentos de Abertura 04/10 ( 16 min.)

Neste vídeo continuaremos falando sobre o desenvolvimento de peças e analisaremos duas partidas.

Introdução ao estudo de peões – 01 ( 32 min. 46 seg.)

Troca de material 01 – 02 (36 min. seg.)

Parte 01 de 02, onde estaremos abordando um importante tema que tantas vezes negligenciado.

Tática 02 – Elementos Táticos ( 15 min., 38 seg.)

Elementos táticos – No âmbito deste estudo estaremos considerando como elementos táticos, todos aqueles que de forma direta ou indireta potencializam a dinâmica de uma posição, tendendo a mesma ao desiquilíbrio, de forma a criar oportunidades para um ou para ambos os jogadores.

Tática 05 – Observação imediata e motivos táticos e combinatórios

Classificação e nomenclatura das Aberturas no xadrez ( 12 min. 41 seg.)

Bobby Fischer – 01 ( 16 min. 23 seg.)

Biografia de Bobby Fischer com partidas comentadas.

089 – CURSO DE XADREZ – Aberturas: Abertura Espanhola ou Ruy Lopes

Vagner Carvalho

Fundamentos de Finais – 01 ( 9 min. 34 seg.)

Neste vídeo estaremos falando sobre a regra do quadrado, uma das regras básicas de finais que todo enxadrista deve conhecer.

 FONTE: DEVIEIRA

1 visualização0 comentário

Comments