top of page
Buscar

SERÁ UM NOVA PONTUAÇÃO NO XADREZ?

 Opinião do GM Miguel Illescas


Propondo um novo sistema para os principais torneios

Empreendedor, treinador e Grão Mestre Miguel Illescas coloca algumas idéias sobre como tornar os torneios de xadrez de elite mais amigáveis ​​aos fãs. Inspirado pelo experimento do Norway Chess Armageddon, ele oferece uma proposta para melhorar o formato com ajustes na pontuação e controle de tempo.

Um Armagedom Melhorado?
O torneio de xadrez da Noruega finalmente acabou, por isso é um bom momento para analisar as conclusões que podemos extrair do experimento “Armageddon”. Primeiro, devemos elogiar os organizadores por alcançar este espetáculo maravilhoso e registros de audiência proporcionais.
 
EMPATE é um problema real
O primeiro aspecto que chama a atenção é que a porcentagem de empates no xadrez 
 
Uma explicação lógica para esse fato é que os jogadores que participam do xadrez são jogadores de xadrez de alto nível e, como conseqüência, cometem muito poucos erros. Além disso, esses jogadores estão enfrentando constantemente ao longo do ano, e eles se conhecem muito bem.
 

E se analisarmos torneios com jogadores mais jovens ou com classificações mais baixas de Elo, essa porcentagem de empates diminui, como podemos ver no Tata Steel Chess

Nós entendemos agora por que há tantos empates em torneios como o Norway Chess, e uma olhada no passado irá confirmar isso. Nos famosos torneios de Linares, nos anos 80 e 90, a percentagem de empates era muito mais baixa, entre os 40% e os 50%. Mas quando o número de jogadores foi reduzido e o nível do campo aumentou, esse percentual aumentou drasticamente, chegando a mais de 70%. Mais uma vez, tivemos o mesmo problema: todos os jogadores eram de classe mundial e conheciam-se muito bem.

A regra Sofia-Córsega, que proíbe as ofertas de empate antes da 30ª jogada, melhorou esta situação. No entanto, ainda existem muitos jogos curtos ou chatos, especialmente quando o branco joga de uma forma muito sólida.

Muitos draws ocorrerão quando os melhores jogadores se enfrentarem. Assim, a ideia de declarar um vencedor em cada rodada usando o xadrez rápido faz muito sentido, especialmente se queremos que o xadrez seja mais atraente para o público em geral. Aqui estão minhas sugestões para melhoria:

Um vencedor sempre

Em cada ronda, um vencedor será proclamado. Se o primeiro jogo for um empate, outro jogo será jogado com o tempo restante, e assim por diante, até que alguém vença um jogo. O tempo gasto em cada movimento tem um enorme valor.

Equilíbrio de cores

O jogador que é branco no primeiro jogo jogará preto no resto. Desta forma, as chances de cada jogador são balanceadas, e os empates curtos no primeiro jogo são desencorajados.

Pontuação

O vencedor em cada rodada recebe um ponto, o perdedor zero. Fácil de entender para o público e para a imprensa.

Avaliação

Para o cálculo da classificação, cada jogo é computado separadamente na modalidade correspondente (clássico, rápido ou blitz), dependendo da duração do jogo.

Controle do tempo handshake Each round tem uma duração máxima, que os organizadores estabelecem de acordo com sua conveniência. Em todos os jogos, os jogadores têm 3 segundos por jogada, não cumulativos, além de um tempo inicial: Para o primeiro jogo, cada jogador tem duas horas e meia, ou menos, de acordo com a tabela anexada. Para o segundo jogo, cada jogador não tem o tempo consumido no primeiro jogo, mais 15 ou 30 minutos. Para o resto dos jogos, os jogadores terão apenas o tempo restante. O tempo de 3 segundos por jogada não é cumulativo. Se um jogador se mover em 3 segundos ou menos, seu relógio permanece parado. Após os primeiros 3 segundos, ele começa a consumir o tempo principal, até que esteja esgotado, caso em que ele perde a tempo. Não há necessidade de os jogadores registrarem os jogos, as placas eletrônicas ou os árbitros podem fazer o trabalho.   Cada jogador tem um tempo baseado na duração máxima da rodada, definida pelo organizador.


Round max. duration

Time each player receives

1st game

2nd game

More games

In all games

7 hours

150 minutes

Remaining time + 30 min.

Remaining time

3 seconds per move

6 hours

120 minutes

Remaining time + 30 min.

Remaining time

3 seconds per move

5 hours

120 minutes

Remaining time + 15 min.

Remaining time

3 seconds per move

4 hours

90 minutes

Remaining time + 15 min.

Remaining time

3 seconds per move

3 hours

60 minutes

Remaining time + 15 min.

Remaining time

3 seconds per move

A ideia que vimos no xadrez da Noruega é boa, mas acho que pode ser melhor. Dar 1½ pontos ao vencedor do jogo Armageddon torna as coisas desnecessariamente complicadas, para não mencionar que devemos explicar que um empate é bom para o preto no segundo jogo, etc.

1 visualização0 comentário

Comments