top of page
Buscar

OS RATINGS DO CHESS.COM SÃO MAIS PRECISOS?

Vejam a comparação de rating e força com outras plataformas



Está atualizado e mais preciso do que nunca! Nós baixamos uma lista de jogadores com as classificações chess.com e lichess.org, os subconjuntos apenas para classificações com valores de RD menor que 150 e criamos fórmulas para converter as classificações. 

      Um valor de RD menor que 150 significa que o jogador está bastante ativo nessa categoria de classificação. Cada coluna compara entre 55 e 130 jogadores! Obrigado Jesse por escrever o código para diminuir as classificações. Há uma comparação adicional de classificações no site chessgoals, mostrando que chess.com segue muito de perto as classificações da USCF.


Fonte chess.com

RD = Um K que diminui a medida que as partidas são jogadas e aumenta proporcional ao tempo sem jogar (no lichess RD acima de 110 é considerado provisório e possui uma ?). quanto maior o RD mais pontos você ganha/perde por partida, sendo RD=45 o mínimo no Lichess)


Stay in touch with the chess goals project! Official Website: https://chessgoals.com (sign-up for email updates!) Chess.com club: https://www.chess.com/club/chess-goals (chat with other learners)



      O post do site chess.com apresenta uma planinha com faixas de rating e seus “equivalentes” entre as modalidades, no caso, chess.com blitz e lichess blitz, bullet, rapid, classical, sendo utilizado em cada coluna uma quantidade entre 55-130 jogadores (provavelmente 130 para o blitz e 55 para o classical). Dando assim uma maior aproximação da realidade.


        O estudo não mostrou ser uma pesquisa, sendo mais um tipo de enquete… ou seja, maiores chances de se desviar da relação real. Mas os valores registrados se mostram confiáveis visto o que ouvimos muito falar quando perguntam qual a diferença de rating entre os dois sites


       A partir da análise dos dados, percebemos uma variação crescente dos 800 até os 2300, no qual os 800 seria por volta de 1150 no lichess e 2300 seria 2300! O alvo desse estudo foi mais entre os jogadores de rating menor, visto que no alto nível ocorre a mesma coisa (Diversos jogadores +2900 Blitz no chess.com e pouquíssimos no Lichess)…


     Esta variação crescente indica uma precisão melhor em mensurar a força dos jogadores de rating menores, pois existe para eles uma faixa maior que o espaço entre 1500-1600 do lichess (no chess.com é de 150 por exemplo), assim como nos outros intervalos…


     O rating do chess.com se mostra mais preciso por permitir uma curva de quantificação mais abrangente, embora a força permaneça a mesma…


Lembrando é claro que estas relações envolvem uma média, uma aproximação.


Por Davi Alves enxadrista e estudante do Ensino técnico Integrado de Mecatrônica (no 4º ano), IFRN.

28 visualizações0 comentário

コメント