top of page
Buscar

MUNDIAL FEMININO: Ju Wenjun mantem o titulo


Ju Wenjun 2,5-1,5 Goryachkinanjun 



DESEMPATE: O Campeonato Mundial Feminino de Xadrez foi decidido por desempates! Ju Wenjun venceu o terceiro de quatro jogos rápidos, o suficiente para manter o título de Campeão do Mundo. No desempate, os dois primeiros jogos foram empatados, mas a campeã mundial venceu no terceiro jogo com branco, e conseguiu empatar com preto para vencer a disputa e manter seu título.

Classificação dos jogos



GM


2584

8,5

GM


2578

7,5

SOBRE O EMPATE QUE LEVOU PARA AS RÁPIDAS Com uma partida a ser disputada, o momento estava do lado da atual campeão do mundo Ju Wenjun, que conquistou pontos consecutivos nos jogos 9 e 10 e depois empatou facilmente no jogo 11 Sua desafiante Aleksandra Goryachkina entrou no jogo 12 em Vladivostock, sabendo que tinha que vencer a todo custo. E o Campeonato do Mundo será decidido em uma série empolgante de jogos rápidos (e até blitz) na sexta-feira, começando no mesmo horário: 5:30 UTC

Era viver ou morrer por Aleksandra Goryachkina com as peças brancas em Vladivostok. Ela precisava de uma vitória no jogo final para forçar empates. Como ela abordaria esse teste?  Uma jogada selvagem? Uma moagem posicional sólida a longo prazo?  Teoria da linha principal?

De fato, Goryachkina não escolheu nenhuma das opções acima, sacando 1.d4 d5 2. ♘ c3 !? – uma jogada relativamente rara que Ju obviamente não esperava; ela pensou por quase 20  minutos antes de responder com 2 … ♞ f6 . O desafiante continuou, não com 3. ♗ g5  –  o Ataque Veresov – mas 3. ♗ f4 indo para um Sistema de Londres. Isso não promete  objetivamente uma grande vantagem de abertura, mas a surpresa de Goryachkina ganhou  um tempo e uma vantagem psicológica, além de uma pequena iniciativa.

Após 3 … e6 4. 5 b5 ♞ a6 5.e3,  a posição pode ser encontrada nos jogos de alguns jogadores conhecidos que muitas vezes evitam a teoria da linha principal: Baadur Jobava,  Richard Rapport e Nils Grandelius já tentaram nos últimos anos, inclusive contra a oposição  de elite.

Ju passou mais sete minutos em 5 … 4 b4 + 6.c3 ♝ e7 e após  7.a4 , os jogadores já  estavam em uma posição praticamente sem precedentes.

O meio-jogo evoluiu para uma posição fechada, que era igual, mas continha desequilíbrios estruturais suficientes para Goryachkina manobrar em busca de uma abertura. Seu momento finalmente chegou ao movimento 26:






Ju recuou a rainha para h7, mas isso permitiu que o e4 planejado de White tivesse um  impacto maior, já que uma tentativa de defesa com 27 … Bc6 daria uma vantagem a White,  graças a 28.gg3 com ♗e5 no ar e jogaria nos casas negras. Teria sido melhor manter  a rainha no g6 ou d3 para vigiar o quadrado do g3. Depois de 26 … ♛ H7 27.e4 Ju foi  obrigado a tomar 27 … dxe4 quebrando sua estrutura e deixando alvos em e4 e c4 que  Goryachkina iria explorar, em breve ganhar um peão.

No entanto, logo após o controle do tempo, Goryachkina deixou passar o que era, em  retrospecto, a chance de deixar o jogo rapidamente:






Aqui 41.d5! era muito forte, com um motivo inteligente para provocar exd5 e, assim, dar à torre branca acesso ao quadrado f3 em algumas linhas de ataque principais. Mas Goryachkina obviamente não viu necessidade de aprimorar o jogo drasticamente quando podia jogar com os pontos fortes de sua posição mais a vantagem material com 41. ♕ d3 + g6 42. ♖ g4 com o objetivo de alcançar o arquivo f via f4 em vez de f3.

As peças menores foram trocadas e Goryachkina se viu com uma rainha vencedora e no  final da torre, em que podia esperar um pouco e gradualmente trabalhar suas peças em  quadrados cada vez melhores. 

A posição das pretas atingiu um ponto de ruptura após 51. ♖ f4 ♛ g5


52.h4 ♛ E7 53. ♕ e5 + ♚ g8 54. ♖ f6 ♚ H7 55.h5 gxh5 (55 … g5 56.g4! É praticamente Zugzwang!) E agora vários caminhos levam a vitória.

 

Classificação dos jogos


GM


2584

6

GM


2578

6

Clique ou toque em qualquer resultado para abrir diretamente via  Live.ChessBase.com

 

Depois do jogo, quando perguntaram aos jogadores se ainda havia energia para um tiebreak, Goryachkina respondeu: “não importa o que a partida termine amanhã e eu não  estava pronta para terminar hoje”.

Ju, visivelmente oprimido, considerou a partida “uma batalha muito dura e até agora nada foi decidido ainda”. Ela terá apenas algumas horas para se recuperar dessa perda  decepcionante – o tiebreak de amanhã consistirá em quatro jogos rápidos de 25 minutos  (mais 10 segundos por movimento), seguidos, se necessário, de até cinco jogos de blitz  (5 + 3) e , se precisar teremos um Armagedom.

Fonte chessbase

Todas as partidas aqui


0 visualização0 comentário

Comments