top of page
Buscar

MUNDIAL BLITZ 2019 – Carlsen campeão e os conterraneos vão bem


CARLSEN VENCE O BLITZ E LEVA A TRÍPLICE COROA

Magnus Carlsen vence o Campeonato Mundial de Blitz no desempate contra Hikaru Nakamura. Alireza Firouzja, de 16 anos, continua sendo uma das novas estrelas jovens, mas foi derrotado pelo relógio quando estrava prestes a vencer Magnus, enquanto a lenda e afastado dos tabuleiros Vladimir Kramnik brilhantemente levou o bronze. Na competição feminina, Kateryna Lagno conseguiu manter o título que conquistou em 2018.




        Já os brasileiros e conterrâneos nordestinos MF Diogo Duarte baiano fez 8/21 e o alagoano CM Jayme Miranda fez 4,5/21 resultados compreensíveis diante das dificuldades, agora é se preparar e voltar ano que vem mais experiente e melhorar a colocação



“O que dizer – ele é o melhor!”, Disse Vladimir Kramnik depois que Magnus Carlsen venceu o segundo jogo dos desempates contra Hikaru Nakamura para completar um conjunto quase perfeito de títulos – apenas o Chess960 escapou do alcance do norueguês! 

O 14º Campeão Mundial de Xadrez venceu o mesmo número de jogos que Carlsen e Nakamura, o que não foi ruim para um jogador que se aposentou quase um ano antes. Kramnik explicou depois que sua estratégia era jogar “extremamente rápido” para evitar problemas de tempo nos quais ele seria “velho e enferrujado demais para competir com jogadores jovens”. Mas ainda assim, suas expectativas não eram altas:


Antes de tudo, vim aqui para curtir, ver meus velhos amigos e ex-colegas e, de alguma forma, hoje comecei a sentir que minha cabeça estava funcionando melhor e tive um pouco de sorte em alguns jogos. Um resultado bastante surpreendente para mim, porque eu realmente vim aqui apenas para apreciar a atmosfera e tocar um pouco de blitz … É muito bom, na verdade, muito bom, então talvez eu ainda continue tocando um pouco de blitz! Não prometo mais nada, mas blitz provavelmente ainda posso fazer e jogar xadrez decente.


O Campeonato Mundial de Blitz Masculino da FIDE é um torneio suíço de 21 rodadas, que acontece de 29 a 30 de dezembro de 2019 na Zona VIP do Estádio de Futebol Luzhniki em Moscou, Rússia. O fundo do prêmio é de US $ 350.000, sendo US $ 60.000 para o 1º lugar.


Os jogadores recebem 3 minutos para o jogo inteiro, além de um incremento de 2 segundos a partir do primeiro passo. O prêmio em dinheiro é compartilhado igualmente entre jogadores no mesmo número de pontos, com um playoff para o 1º lugar que consiste em dois jogos de 3 + 2 seguidos, se necessário, pelo Armageddon, onde as brancas têm 5 minutos para o 4. de Black.



As rodadas 1-12 ocorrem no dia 29 a partir das 12:00 UTC e as rodadas 13-21 ocorrem no dia 30 a partir das 11:00 UTC.


UTC = -3 horas do Brasil


Mais uma tarefa árdua para Diogo e Jayme, mas independente do resultado vocês representam muito bem nosso nordeste….

VEJA PARTIDAS

1 visualização0 comentário

Comments