top of page
Buscar

MUDE SEUS HÁBITOS PARA MELHORAR SEU XADREZ


HÁBITOS RUINS QUE O IMPEDEM DE MELHORAR O SEU NÍVEL DE JOGO (Yury Markushin)


Se você está lendo esse artigo, então provavelmente é um daqueles jogadores que deseja melhorar o nível de jogo e ganhar mais jogos (ou pelo menos não perder). Tenho certeza de que não há necessidade de dizer-lhe que para aprimorar o seu jogo é necessário muito trabalho, e que exigirá muitas coisas, tais como: a) Desejo (você realmente DEVE QUERER melhorar o seu jogo, não importando o que for preciso);

b) Tempo (você DEVE TER um tempo livre para o seu treinamento);

c) Programa de Treinamento adequado (é muito melhor ter algum programa de treinamento do que nenhum, se você leva o xadrez a sério xadrez, é claro!);

d) Dinheiro (é importante você dispor de algum tipo de recurso para poder investir na contratação um treinador, comprar livros e outros materiais de xadrez);

Certo, você já entendeu que o xadrez não é um esporte fácil e talvez até já tenha investido um pouco do seu tempo e dinheiro em treinamento, mas o progresso não existe ou é extremamente lento. Se está acontecendo isso, continue a ler. O principal objetivo deste artigo é sistematizar esses hábitos muito comuns e extremamente negativos que retardam o desenvolvimento do jogador de xadrez. Aqui estão eles:

NÃO ESTUDE XADREZ DE QUALQUER JEITO Acredite ou não, mas isso é muito comum e um hábito muito ruim de milhões de jogadores de xadrez que jogam xadrez em bases regulares. Eles “jogam” e não conseguem nenhuma melhora. Não me interprete mal, você está melhorando, mas o seu grau de desenvolvimento é muito lento e é quase impossível de se perceber. Se leva o xadrez a sério e quer se tornar um jogador melhor, acredite: não é suficiente apenas jogar, você precisa aprender alguns fundamentos de xadrez. É MUITO IMPORTANTE ABRIR UM LIVRO e tentar absorver os seus ensinamentos. Tentar aprender tudo sobre o xadrez apenas jogando, é como tentar construir um avião usando tecnologia da idade da pedra.

JOGAR UM ZILHÃO DE PARTIDAS RÁPIDAS Não me interpretem mal. Eu não tenho nada contra o xadrez rápido, mas VOCÊ NÃO ESTÁ JOGANDO O XADREZ na sua expressão maior. Acredite, jogar zilhões de partidas rápidas contra um ou variados adversários não vai fazer você melhorar quase nada. Talvez você vá treinar um pouco a sua intuição, mas a sua técnica de cálculo, estratégia e final de jogo não vai melhorar quase nada. VOCÊ NÃO CONSEGUE MELHORAR PRA VALER SE NÃO TIVER TEMPO SUFICIENTE para estudar a posição, montar uma estratégia, fazer cálculos, etc. Você já observou um jogador muito bom em partidas rápidas jogando uma partida de xadrez pensado? Se você viu então sabe por que eles não gostam de jogá-lo: pelo simples fato de que calcular dois movimentos à frente, dois lances por segundo, não é muito necessário no jogo de xadrez pensado.

NÃO ANALISAR SEUS PRÓPRIOS JOGOS Por algum motivo estranho muitos jogadores de xadrez acreditam que analisar seus jogos de xadrez é um desperdício de tempo. Eles preferem jogar outra partida rápida DO QUE SENTAR E ANALISAR A PARTIDA QUE ACABOU DE JOGAR. É muito, mas muito importante mesmo analisar seus próprios jogos, especialmente os jogos que você perdeu. Ao fazer isso você vai ver os seus pontos fracos e irá melhorar o seu xadrez.

DEDICAR MUITO TEMPO AO ESTUDO DE ABERTURAS Claro que a abertura é uma fase muito importante do jogo e que literalmente determina a maneira em que o jogo vai progredir. Mas a maioria dos jogadores passa muito tempo estudando aberturas e memorizando as variações QUE PROVAVELMENTE NUNCA IRÃO ENFRENTAR EM SEUS JOGOS. Estes jogadores, claro, sabem o que jogar no 14 º lance da variante Clássica do Gambito Aceito da Dama, mas basta o adversário entrar em uma linha não teórica no lance de numero 7 e mudar o rumo das variantes estudadas e pronto, seu conhecimento é inútil. Estes jogadores estariam MUITO MELHORES PREPARADOS se focassem nos princípios gerais das aberturas, nas estratégias das mesmas e em táticas e finais de jogo.

NÃO RESOLVER QUAISQUER PROBLEMAS DE TÁTICA A tática é o elemento chave do xadrez. A grande maioria dos jogos estão sendo ganhos ou perdidos por causa da tática. Duplos, garfos, ataques duplos, sacrifícios, etc. são elementos básicos de tática. Para identificá-los, É NECESSÁRIO UM TREINAMENTO REGULAR. Um bom jogador de xadrez precisa gastar muito tempo resolvendo problemas de tática, afim de melhorar e manter a visão tática afiada.

IGNORANDO FINAIS DE JOGO Esse é outro equívoco comum: finais de jogo são chatos e inúteis e todos os jogos estão sendo ganhos bem antes do final. Talvez o estudo de alguns finais de jogo sejam realmente chatos, mas CADA PEQUENA VANTAGEM CONTA MUITO no fim do jogo. Um movimento errado ou um tempo perdido é o que separa o vencedor do perdedor. Para ser capaz de ganhar o final da partida, com aquele peão a mais que você ganhou no meio jogo, O ESTUDO E PRÁTICA REGULAR DOS FINAIS É NECESSÁRIO. Passe algum tempo estudando os finais de jogo e você vai achar graça com partidas que perdeu e que poderia ter empatado, assim como com partidas que empatou e poderia ter ganho.

JOGANDO MUITO XADREZ ONLINE Você precisa entender que o xadrez online é apenas para passar o tempo. Para tornar-se um jogador melhor, mais forte, mais bem preparado, você tem que jogar em um tabuleiro, ao vivo e frente à frente. PARA EVOLUIR NO JOGO DE XADREZ você precisa jogar no tabuleiro, quanto mais cedo você perceber isso, o mais rápido você conseguirá o seu aperfeiçoamento.







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários