top of page
Buscar

Morre Treinador de Kasparov, Alexander Nikitin (1935-2022)


Alexander Nikitin faleceu em 5 de junho, aos 87 anos. Nikitin, que foi um forte Mestre Internacional, foi um dos mais destacados treinadores de xadrez da história. Entre outros, treinou Dmitry Jakovenko, Etienne Bacrot e o 13º campeão mundial Garry Kasparov. O GM Emil Sutovsky escreveu um obituário.





Alexander Nikitin faleceu. Lembraremos dele como um treinador excepcional, sem o qual Kasparov não teria se tornado o grande Kasparov. Ele próprio um forte Mestre Internacional, Nikitin se aposentou do xadrez para se concentrar em pesquisas científicas, mas voltou ao jogo que amava e se tornou um dos treinadores de xadrez mais ilustres da história. Ele conheceu um candidato a mestre muito jovem, Garik Kasparov, em 1974, e isso foi um ponto de virada para ambos. Nikitin e Kasparov percorreram um longo caminho juntos e não se separaram até o início dos anos 90.







Mas também houve grandes conquistas depois. Dmitry Jakovenko, que teve a sorte de trabalhar com Nikitin desde muito jovem, chegou ao top 5 mundial. Nikitin também trabalhou de forma produtiva com o jogador sub-20 mais forte do mundo, Etienne Bacrot. Lembro-me de jogar um jogo com Etienne: depois do jogo, Nikitin subiu ao palco e se juntou à nossa análise post-mortem. Eu era o campeão europeu na época; Bacrot era uma jovem estrela em ascensão com uma classificação de 2650+, mas esse velhinho quieto, de 66 anos, não era páreo para nós. Alexander Nikitin era uma pessoa boa e digna. Um homem de princípios, às vezes inflexível, mas sempre correto. E, claro, ele foi um grande treinador. Descanse em paz, Alexander Sergeyevich. Garry Kasparov compartilhou um tópico no Twitter, lamentando a morte de seu primeiro treinador:


Mourning the death of Alexander Nikitin at age 87. My first coach, he had my back at every step of my climb up the chess Olympus. As much as knowledge, he taught me to take chess, and myself, seriously. He practiced the old magic, long before databases and internet. De luto pela morte de Alexander Nikitin aos 87 anos. Meu primeiro treinador, ele me apoiou a cada passo da minha escalada no xadrez Olimpo. Tanto quanto o conhecimento, ele me ensinou a levar o xadrez, e a mim mesmo, a sério. Ele praticou a velha magia, muito antes de bancos de dados e internet.






8 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Σχόλιο


davidbor
davidbor
13 Ιουν 2022

Nikitin escreveu 2 livros sobre sua experiência com Kasparov. Muito interessantes.

Μου αρέσει