top of page
Buscar

MAGNUS CARLSEN QUEBRA O SILÊNCIO SOBRE HANS NIEMANN




Caro Mundo do Xadrez,


Na Sinquefield Cup de 2022, tomei a decisão profissional sem precedentes de me retirar do torneio após meu jogo da terceira rodada contra Hans Niemann. Uma semana depois, durante o Champions Chess Tour, renunciei contra Hans Niemann depois de jogar apenas um lance.


Eu sei que minhas ações frustraram muitos na comunidade de xadrez. Estou frustrado. Eu quero jogar xadrez. Quero continuar a jogar xadrez ao mais alto nível nos melhores eventos.


Acredito que trapacear no xadrez é um grande problema e uma ameaça existencial ao jogo. Também acredito que os organizadores de xadrez e todos aqueles que se preocupam com a santidade do jogo que amamos deveriam considerar seriamente o aumento das medidas de segurança e métodos de detecção de trapaças para o xadrez presencial. Quando Niemann foi convidado no último minuto para a Sinquefield Cup 2022, considerei fortemente desistir antes do evento. Eu finalmente escolhi jogar.


Acredito que Niemann trapaceou mais - e mais recentemente - do que admitiu publicamente. Seu progresso no xadrez presencial tem sido incomum, e durante todo o nosso jogo na Sinquefield Cup tive a impressão de que ele não estava tenso ou mesmo totalmente concentrado no jogo em posições críticas, enquanto me superava de preto de uma maneira que acho que apenas um punhado dos jogadores podem fazer. Este jogo contribuiu para mudar minha perspectiva.


Devemos fazer algo sobre trapacear e, da minha parte, não quero jogar contra pessoas que trapacearam repetidamente no passado, porque não sei o que são

capaz de fazer no futuro.


Há mais que eu gostaria de dizer. Infelizmente, neste momento estou limitado no que posso dizer sem permissão explícita de Niemann para falar abertamente. Até agora só consegui falar com minhas ações, e essas ações declararam claramente que não estou disposto a jogar xadrez com Niemann. Espero que a verdade sobre este assunto venha à tona, seja ela qual for.


Sinceramente,

Magnus Carlsen - Campeão Mundial de Xadrez

10 visualizações0 comentário

Comments