top of page
Buscar

ESTUDOS RAFAEL FERREIRA – MONTAR PROGRAMA DE ESTUDO

COMO ESTUDAR

Inicio falando sobre isso pois é um dos meus grandes problemas e creio, e de quem esteja querendo se dedicar e evoluir no xadrez.





METODO DE ESTUDO

Na minha busca por conselhos de treinamento enxadrístico, encontrei um artigo muito interessante sobre a criação de um método de estudo sobre xadrez.

Novamente, o artigo está em inglês, então fiz a tradução e o comentei para facilitar a sua aplicação.

Preparar um programa de treinamento semanal para mim mesmo, parece uma tarefa fácil. Qual seria o problema de fazê-lo? Vejamos, às segundas-feiras, estudo abertura, às terças-feiras, algo de estratégia no meio-jogo e às quartas-feiras, talvez alguns exercícios de finais, e tudo isso complementado com algumas partidas on-line, aqui e acolá.

Porém, pode ser difícil de cumprir este programa, porque as pessoas, e nós os enxadristas não somos a exceção, temos aversão a fazer coisas que não nos divirtam. Sendo assim, na metade do meu trabalho de aberturas, costumo me encontrar num torneio de partidas de 5min ou 3min no lichess.com ou no chess.com, sites onde podemos jogar online.

E essa falta de disciplina na nossa preparação enxadrística, é a que faz que fiquemos estagnados num ELO determinado.

QUALQUER jogador pode melhorar até limites inimagináveis se este aplica um programa sistematizado na sua preparação, e é constante na execução deste programa. De fato, qualquer jogador, sem que possua um talento extraordinário, pode chegar a um nível de aproximadamente 2200 pontos ELO, utilizando este plano como uma guia.

É um plano de 4 dias de estudo, que trata todos os aspectos de estudo enxadrístico junto com partidas rápidas e blitz de maneira regular.

Logicamente, nosso objetivo é JOGAR num bom nível e essas partidas e seu estudo podem servir-nos como retro-alimentação de nosso plano de treinamento.

O plano de estudo vai girando nessa programação de 4 dias. Uma vez que se complete o Dia-4 de um ciclo, o seguinte dia se estudará o conteúdo do Dia-1.Plano de EstudoLegendaDia-1 – SO-2hs, VT-1h, SG- 1h

Dia-2 – VE-2hs, PL-1h, VT-1h

Dia-3 – SG-1h, VG-1h, PL-1h, VT-1h

Dia-4 – SO-2hs, VE-1h, VT-1hS = Estudo V = Resolução G = Estratégia E = Finais T = Táctica O = Aberturas PL = Jogar (partidas de 4 x 5 minutos, 3 x 10  minutos, 2 x 15 minutos) 1 ou 2 = Tempo em horas de estudo

O primeiro passo em qualquer plano de estudo, é conhecer de quanto tempo pode-se dispor para realizá-lo. Aqui é onde a variável tempo entra em jogo.

Se, por exemplo, o jogador dispõe de 4 horas ao dia para estudar xadrez, a unidade de tempo seria de 1 hora, já que cada dia contém 4 unidades de tempo.

Assim, para o Dia-1 teríamos: Dia-1 – SO-2hs, VT-1h, SG- 1h

Estudo de Aberturas – 2 horas Resolução de Táctica – 1 hora Estudo de Estratégia – 1 hora

Logicamente, pouca gente dispõe de 4 horas livres para dedicá-las ao estudo do xadrez. Se você dispõe de 1 hora ao dia, a tua unidade de tempo seria de 15 minutos.

Deste modo, podes personalizar o teu plano de estudo, dependendo do tempo que tenhas para dedicar-te ao estudo.

Como alternativa, podes fazer que a unidade de tempo seja de 30 minutos, e simplesmente executar o programa até que o tempo o permita.

Assim, para o Dia-1, e uma unidade de tempo de 30 minutos teríamos:

Estudo de Aberturas – 1 hora Resoluções de Táctica – 30 minutos Estudo de Estratégia – 30 minutos

Com este método, não importa que completes todas as atividades de um dia, nesse dia efetivamente, porem sim é importante manter a ordem na qual desenvolves a atividade. Podes tardar dois dias em completar o Dia-1 do programa, sem problema nenhum.

Para implementar este programa de estudo de maneira efetiva, precisaremos bons recursos para cada tema.

Podes considerar ter à tua disposição bons livros de aberturas, estratégia e finais, assim como um bom livro de exercícios de táctica.

Bons estudos a todos

3 visualizações0 comentário

Comments