top of page
Buscar

Duda conquista a Copa do Mundo de 2021



foto site oficial

No dia 6 de agosto de 2021 - “Um grande parabéns ao Duda por ter vencido a Copa do Mundo. Considerando a linha de oponentes, ele venceu nas últimas quatro rodadas, nunca perdendo um jogo - então obviamente nunca estando em uma situação desesperadora ou imperdível - é uma grande conquista. Portanto, ele é um vencedor merecido ”, foi o que o Campeão Mundial Magnus Carlsen disse sobre o desempenho magnífico de seu oponente.


Participaram da cerimônia o Vice-Ministro do Esporte da Federação Russa, Alexey Morozov, o Ministro do Esporte de Krasnodar Krai, Alexey Chernov, o Diretor Executivo da Federação Russa de Xadrez, Mark Glukhovsky, bem como o Vice-Nigel Short e Lukasz Turlej da FIDE que deu o troféu ao vencedor e fechou oficialmente o torneio.


ATENÇÃO

APRENDA XADREZ COM O CHESSVEJA

foto site oficial

Invicto em 18 jogos contra adversários de classe mundial, incluindo o atual campeão mundial e ex-campeão do mundo, com um ganho de 18 pontos - ele é agora o número treze no mundo - Jan-Krzysztof Duda , de 23 anos, polonês fez história ao vencer a Copa do Mundo de 2021.


“Também fiquei tocado por todos os adeptos locais do xadrez que todos os dias me desejavam boa sorte, obrigado a todos”, foram as suas palavras finais ao receber o troféu de vencedor.


A jornada de Jan-Krzysztof começou derrotando o GM Guillermo Vazquez do Paraguai (2527) na segunda rodada por um 1,5-0,5, seguido por mais duas vitórias contra o GM dos EUA Samuel Sevian (2647) e o GM Pouya Idani do Irã (2614), com o mesmo placar .


Seguiu-se uma partida muito difícil nas oitavas de final contra o principal GM russo Alexander Grischuk (2778), que Duda derrotou nos desempates por 2,5-1,5. Nas ¼ de final, ele derrotou o segundo jogador da Índia, GM Vidit Santosh Gujrathi (2726), por um placar claro de 1,5-0,5, levando-o ao clase com o campeão mundial nas semifinais.


Duda venceu novamente no tiebreak, derrotando o GM da Noruega Magnus Carlsen (2847) por 2,5-1,5, deixando-o em uma ótima posição para lutar pela vitória na final contra Russiam GM Sergey Karjakin (2757), a quem derrotou por 1,5-0,5 .



foto site oficial

Nascido na Polônia em 1998, Jan-Krzysztof Duda (2738), de 23 anos, sempre foi considerado um prodígio do xadrez. Campeão do Mundo Sub-10 em 2008, Campeão Europeu Sub-14 em 2012 e Grande Mestre aos 15 anos são apenas algumas das suas muitas conquistas quando criança.


Ele superou esses sucessos com um desempenho brilhante em dois eventos importantes em seu próprio país, vencendo o Campeonato Europeu de Xadrez Rápido e alcançando o segundo lugar no Campeonato Europeu de Xadrez Blitz, ambos no final de 2014. O Presidente da Polônia, Andrzej Duda, o premiou com a Cruz de Mérito de Prata em 2016 por suas realizações esportivas e contribuições para a popularização do xadrez.


Em 2018 já era o melhor jogador polaco e o júnior número um do mundo e nesse ano também conquistou o Campeonato Nacional da Polónia. Graças a esses resultados, no início de 2019 ele se tornou o primeiro jogador de xadrez polonês a ultrapassar a barreira de 2.800 pontos no Blitz.


Em 10 de outubro de 2020, ele voltou a ser notícia. Ele derrotou Magnus Carlsen no torneio Altibox Norway Chess, pondo fim à série de 125 jogos invencíveis dos Campeões do Mundo no xadrez clássico.


Sua principal força como jogador sempre foi sua intuição: como um jovem talento, ele estudou a série de livros “Meus Grandes Predecessores” de Kasparov. No entanto, ele ainda acha que pode melhorar nos cálculos.


Fora do xadrez, ele gosta de ouvir música clássica como Beethoven e Mozart e também é fã da Rainha. Ele até ganhou um reality show na Polônia chamado “The Brain” em 2017.



foto site oficial


Atualmente é aluno da Escola Universitária de Educação Física de Cracóvia e mantém-se em boa forma com uma nutrição excelente e rotinas diárias de natação.


Com esta vitória, ele se classificou para o torneio 2022 Candidatos, onde terá a oportunidade de lutar pela chance de enfrentar o Campeão do Mundo pelo título.


VEJA AS PARTIDAS


Fonte site oficial: https://worldcup.fide.com/


62 visualizações0 comentário

Kommentare