top of page
Buscar

COMO ESTUDAR XADREZ? – Parte 5

COMO ESTUDAR CORRETAMENTE O XADREZ E EVOLUIR?



5. Não demore para jogar, para por em prática seus estudos:


Como já disse antes, não demore para enfrentar seus adversários. Isso também mudou. Se antes você estudava para enfrentá-los, hoje você os enfrentará durante seus estudos. Quarta dica: quem estuda demais e não joga torneiros, será um excelente erudito, mas perderá torneios, que possuem uma mecânica mais dinâmica na atualidade, não apenas intelectual, mas também física.

Não tenha medo de enfrentar seus adversários. Anote todas as suas partidas e analise todas, após os torneios, tentando compreender onde falhou, para não repetir o erro, se possível usando um computador. Um bom computador portátil facilita muito a vida de quem deseja evoluir no xadrez.

Interiorize essa máxima: ou você jogará o xadrez dos meninos, ou o dos profissionais. Se quiser o dos meninos, ficará nas brincadeiras mesmo. Se quiser o dos profissionais, tenha desde já a postura de um profissional. E um profissional não encara o xadrez como uma brincadeira.

Um profissional (quinta dica) sempre analisa suas partidas após jogá-las, tentando compreender onde acertou e principalmente onde errou e por que errou, para consertar tais erros nas próximas partidas.

3 visualizações0 comentário

Comments