top of page
Buscar

CAMPEONATO ALAGOANO ABSOLUTO DE XADREZ

45º CAMPEONATO ALAGOANO ABSOLUTO DE XADREZ – 2019


REGULAMENTO

Disposições Gerais

O Campeonato Absoluto Alagoano é integrante dos eventos da Federação Alagoana de Xadrez e realizado pela própria entidade ou pelos clubes participantes da entidade, sendo este o evento que concede a titulação mais importante de todo Estado o título de Campeão Absoluto Alagoano. Neste ano de 2019 o evento será realizado na cidade de Arapiraca, com a organização do Clube Arapiraquense de Xadrez – CAXA e da Federação Alagoano de Xadrez – FEXEAL.

Objetivos: O objetivo principal desse campeonato é definir o quadragésimo quinto  Campeão Oficial de Xadrez do Estado de Alagoas, na modalidade clássica. Como objetivos específicos pode-se elencar: (i) Movimentar o rating clássico dos jogadores de Alagoas na Liga Brasileira de Xadrez; (ii) Reforçar a prática do jogo de xadrez no interior alagoano, em especial na cidade de Arapiraca, colocando Arapiraca no cenário enxadrístico alagoano; e (iii) ampliar a prática do xadrez por enxadristas do interior alagoano no cenário alagoano do esporte.

Realização e Parceiros:

 Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (FEXEAL)  Clube Arapiraquense de Xadrez (CAXA) http://caxadrez.blogspot.com.br/  Liga Brasileira de Xadrez (LBX) http://www.ligabrasileiradexadrez.com.br/  Talsker http://www.talsker.com

Ritmo de jogo:

2 horas KO ou 1h30 + 30 segundos de acréscimo por movimento, desde o primeiro lance. O relógio digital com bônus tem prevalência sobre o relógio analógico ou digital sem bônus. A Federação de Xadrez do Estado de Alagoas disponibilizará relógios analógicos e peças para os jogadores que não dispuserem de material de jogo.

Sistema de disputa:

Suíço em 6 rodadas.

Cronograma:

20 de setembro de 2019, às 19:30 – encerramento das inscrições e Congresso Técnico. 1ª Rodada 20 de setembro de 2019, às 20:00 horas 2 ª Rodada 21 de setembro de 2019, às 09:00 3 ª Rodada 21 de setembro de 2019, às 14:00 4 ª Rodada 21 de setembro de 2019, às 19:00 5 ª Rodada 22 de setembro de 2019, as 09:00 6 ª Rodada 22 de setembro de 2019, às 15h 22 de setembro de 2019, Após a última rodada – Entrega da premiação e Cerimônia de Encerramento

Premiação: Troféu e/ou Medalha Financeiro 🏆 Troféu de campeão +🥇 + Título de Campeão Absoluto Alagoano 500 🏆Troféu de vice +🥈 350 🏆troféu de 3º lugar +🥉 250 🥉4º lugar 150 🥉5º lugar 100 🥇melhor feminino 🥇melhor veterano U50 🥇 Melhor sub 18 🥇Melhor sub 14

Critérios de desempates: Play Offs, Confronto Direto, Milésimos Totais, Milésimos Medianos, Sonnemborn Berger.

Software de emparceiramento: Swiss Manager

Inscrição: Até meia hora antes, no local do torneio, mediante o pagamento da inscrição, no valor de R$ 50,00. O pagamento também poderá ser efetivado anteriormente por transferência bancária ou boleto. O Campeão Absoluto Alagoano do ano anterior é isento da inscrição Estudantes de Escola Pública e Projetos Sociais e pessoas carentes são isentos.

Rating para fins de emparceiramento e cálculo: Rating Clássico da Liga Brasileira de Xadrez. Para os jogadores sem rating LBX, o valor inicial será 1800, exceto se rating FIDE superior a esse valor. Todos os jogadores participantes ficam cientes que seu nome constará da lista de Rating da Liga Brasileira de Xadrez.

Disposições Finais

Poderão participar da competição qualquer jogador de xadrez alagoano ou que resida em Alagoas e que conheça as regras de competição e as Leis de Xadrez da FIDE, sendo o Campeão declarado Campeão Absoluto de Xadrez 2019.

Será tolerado um atraso de até uma hora para cada rodada. Caso nenhum jogador compareça ao tabuleiro no início da rodada, por ocasião da chegada do primeiro jogador será distribuído o tempo igualmente entre os atrasados e, a partir desse momento, será acionado o relógio do outro jogador atrasado, que terá meia hora, para chegar, a contar do início programado para a rodada. Caso a rodada sofra atrasos, por motivo de força maior, o atraso será contado a partir do horário determinado pelo árbitro para começar a rodada.

A utilização do aparelho celular para quaisquer finalidades será proibida durante o evento. O infrator que descumprir esse item do regulamento poderá à critério da arbitragem ser advertido ou penalizado com a perda da partida. Caso o celular produza algum ruído, o jogador perderá até 2 minutos do tempo remanescente, como primeira punição e caso reincida na mesma rodada, perderá a partida.

As regras da Fide serão aplicadas no Torneio

Casos Omisso serão resolvidos pela Organização do Evento.

Local: Universidade Estadual de Alagoas

Por: Júnior do CAXA de Arapiraca

4 visualizações0 comentário

コメント