top of page
Buscar

AS CRIANÇAS QUE JOGAM O XADREZ MELHORAM NA ESCOLA

As crianças que praticam xadrez evoluem mais na escola





Vamos pensar nas diferentes etapas importantes para as crianças quando se trata de aprender. Particularmente, vamos nos concentrar em seus estudos escolares. O aprendizado de crianças em diferentes disciplinas escolares baseia-se no que aprendem ao participar de aulas e no que aprendem estudando em casa. Obviamente, a educação e a aprendizagem das crianças são baseadas em outras fontes, como o que aprendem em casa diretamente da família ou o que aprendem com suas próprias experiências. Mas, como eu disse, vamos analisar como o xadrez pode favorecer as crianças que praticam o aprendizado acadêmico.

O xadrez melhora a capacidade de atenção e concentração, o que obviamente favorece a aprendizagem na escola. É muito normal que algumas crianças se distraiam enquanto o professor explica, mas será mais difícil que isso aconteça com as crianças que praticam xadrez e estão acostumadas a exercer sua concentração de maneira regular.

O que é aprendido na aula é lembrado mais facilmente pelas crianças que jogam xadrez. Não é segredo que o xadrez exercita e melhora a memória.

O xadrez favorece as relações sociais, de modo que as crianças que jogam xadrez terão maior facilidade para lidar confortavelmente em ambientes escolares.

Quando você estuda xadrez e começa a assimilar muitos conceitos estratégicos, que são aplicáveis ​​na vida cotidiana, é muito mais fácil para você organizar e estruturar mentalmente as coisas novas que está aprendendo.

Mas, como dissemos, o aprendizado das crianças nos assuntos e assuntos ensinados nas escolas não se baseia apenas no que aprendem em sala de aula. Como já dissemos, as crianças que jogam xadrez serão mais facilmente capazes de tirar vantagem disso, mas precisamos avaliar como o estudo realizado por crianças em casa é favorecido pela prática do xadrez.

As questões abordadas acima em termos de melhorar a atenção e a concentração também favorecerão o desempenho das crianças quando estudam em casa. Mas há um fator muito importante e no qual não muita conversa faz com que os jogadores de xadrez jovens aprendem melhor a partir de livros ou notas ao trabalhar em casa: tudo indica que o xadrez melhora a compreensão da leitura. Precisamente no primeiro número da revista Capakhine, incluímos um estudo realizado pelo psicólogo Miguel Angel Malo Quirós, diretor da Escola de Xadrez “Francesh Vicent” de Segorbe, que recolhe a maioria das informações de pesquisa sobre este tema.

Se o xadrez também melhorar a compreensão de leitura, não será difícil entender como isso ajuda enormemente na tarefa de estudar os livros, anotações e documentação que as crianças lidam.

Eu acho que há muitas outras razões que podem favorecer a aprendizagem em geral em crianças envolvidas no mundo do xadrez. Por exemplo, o xadrez estimula a capacidade de se sobressair, a lógica ou o senso comum, a capacidade de organizar e planejar, e mais do que qualquer outra atividade, o aprendizado correto de nossos próprios erros. Este último favorece um maior senso de responsabilidade.

Portanto, há muitos benefícios do xadrez em facetas como memória, concentração, atenção, capacidade de organização e planejamento, compreensão de leitura, lógica, relações sociais, capacidade de superar, aprender com os erros e muito mais. Não é estranho que os políticos tenham concordado em alguma coisa, aprovando no Congresso a implementação do xadrez nas escolas durante o horário escolar.

Eu acho que você não pode concluir este artigo sem mencionar uma última qualidade de xadrez para crianças, provavelmente a primeira que eles apreciam: o xadrez é um jogo muito divertido.

2 visualizações0 comentário

Комментарии